top of page
BANNER_ASSU.png

Drink

Buscar

Expansão gastronômica transforma Petrópolis em nova vitrine de Natal

  • Foto do escritor: Na Voz do Interior
    Na Voz do Interior
  • 12 de jul. de 2025
  • 4 min de leitura

O movimento de transformação no bairro tem refletido diretamente na expansão do mercado de alimentação e entretenimento em Petrópolis. Para muitos empresários, o atual cenário representa não apenas um crescimento econômico, mas a possibilidade de consolidar a região como referência gastronômica em Natal. Os irmãos Maria Cláudia Valle e Eimard José decidiram trazer o restaurante ZEH Cozinha ao bairro em setembro de 2024. A marca – iniciada em 2017 e que hoje conta com unidades consolidadas em Lagoa Nova e no Midway Mall – identificou em Petrópolis a oportunidade estratégica de ocupar um prédio já estruturado.


“Sentimos uma boa projeção. Acho que todos esses investimentos vão trazer um fortalecimento do fluxo em Petrópolis de potenciais consumidores, tanto na área de alimentação como no comércio em geral, que é muito importante, necessário para que as operações tenham mais sustentabilidade aqui. Acho que muita gente que não circula em Petrópolis hoje vai passar a circular mais depois desses investimentos”, avalia Eimard.

Uelinton Ribeiro (Grupo Marechal), aposta na valorização do bairro e projeta novos investimentos | Foto: Anderson Régis
Uelinton Ribeiro (Grupo Marechal), aposta na valorização do bairro e projeta novos investimentos | Foto: Anderson Régis

Hoje a unidade do ZEH Cozinha de Petrópolis conta com aproximadamente 52 funcionários e 180 lugares. Com pratos para os mais diversos paladares, o ticket médio chega a cerca de R$ 79,00. “A gente está vendo toda hora esses novos empreendimentos surgindo com mais capacidade ocupacional dos lotes. Isso com certeza vai trazer uma demanda bem maior de pessoas circulando, morando e, consequentemente, a necessidade de ter essa estrutura aqui para ofertar”, relata a proprietária do ZEH Cozinha.


No entanto, Maria Cláudia ressalta que a infraestrutura ainda carece de melhorias na iluminação, coleta de lixo e transporte público. “Muita gente não quer trabalhar nessa unidade, pede transferência para outra, porque não tem como ir para casa no final do expediente”, relata.A mesma dificuldade é enfrentada pelo casal Maria Antônia e Jerônimo Melo, proprietários do Platter For You, um bistrô com espaço para buffet. Com cerca de 40 funcionários, ela conta que a falta de transporte público dentro do bairro impacta diretamente no funcionamento. “Eu tenho 40 pessoas que precisam ir para casa e não têm como ir. Eu sou obrigada, para funcionar, a ter uma despesa gigante para dar complemento ao meu pessoal ir de Uber para casa”, afirma.


Maria Cláudia e Eimard José (ZEH Cozinha) investem em nova unidade no bairro da zona Leste | Foto: Anderson Régis
Maria Cláudia e Eimard José (ZEH Cozinha) investem em nova unidade no bairro da zona Leste | Foto: Anderson Régis

Apesar disso, o casal ressalta as boas perspectivas para o futuro e a continuidade dos investimentos na empresa, que foi criada em 2018 sob o conceito de originalidade e arquitetura acolhedora. Somente no ano de 2024, foram mais de 26 mil pessoas atendidas. “A gente já recebe pessoas que compraram apartamento em um desses adensamentos, que estão vindo, visitando tudo que tem no bairro e querendo se familiarizar com a região. É a prova em contexto que realmente vai ter crescimento”, relata Jerônimo Melo.


Ao mesmo tempo, Maria Antônia destaca a importância de uma dinâmica equilibrada entre os espaços comerciais e o uso residencial, além das transformações diárias nos fluxos e comportamentos do bairro. “Hoje a gente já percebe que as pessoas estão habituadas a sair. Uns já vêm direto do trabalho e sai mais cedo. Outros começam a chegar para as 19h, 20h, às vezes até 21h30. Então é curioso, é uma movimentação que a gente já percebe que de repente está mudando e a tendência é só aumentar”, observa.


Nas proximidades, outro empreendimento também está em fase de construção e deve trazer mais público para os comércios da região: o Trairi 517. Executado pela Moura Dubeux, o prédio residencial oferece apartamentos de 140 e 176m², com espaços de uso comum como terraço gourmet, spa, piscina adulto e infantil, prainha, pet place, academia e deck. Segundo Wescley Magalhães, diretor de Incorporação da Moura Dubeux no RN, a escolha do bairro aconteceu por posicionamento estratégico.


“O bairro de Petrópolis é reconhecido como uma das regiões mais tradicionais e valorizadas de Natal, com infraestrutura consolidada, fácil acesso às principais vias da cidade e oferta qualificada de serviços, comércio e lazer”, afirma. Ele acrescenta que os novos empreendimentos fortalecem o ecossistema local. “A chegada de novos empreendimentos amplia a oferta de serviços e contribui para o dinamismo econômico do bairro, em sintonia com o perfil exigente e qualificado de seus moradores”, completa.


A Moura Dubeux acredita que a valorização nos próximos anos deve se intensificar por uma combinação de fatores: escassez de terrenos disponíveis, demanda qualificada por imóveis na região e a consolidação de novos produtos imobiliários que elevam o padrão construtivo e urbanístico local. “Observa-se que os preços praticados no mercado Natalense, via de regra, estão abaixo da média das demais capitais do Nordeste, o que impulsiona a valorização”, afirma Wescley Magalhães.


A mesma percepção é observada por Paolo Passariello, do Gennarí. O empresário acredita na vivência de novas experiências nos próximos anos, ocasionada pela expansão residencial do Plano Diretor de Natal. “Todos sabemos que bares e restaurantes, movimentam os bairros, criam locais de encontro e, com isso, trazem segurança, tendo mais pessoas circulando e ruas mais movimentadas. O bairro, em dois ou três anos, estará vivendo uma nova época”, prevê. Ele defende o incentivo a eventos locais, além de garantir segurança e a retomada ao diálogo sobre transporte público para sustentar o crescimento.


Nesse crescimento no número de moradores com perfil de alta renda, o bairro se consolida como área estratégica para expansão comercial. Além de bares e restaurantes, outros segmentos devem crescer no rastro desse processo de adensamento populacional, gerando impacto na economia local.


tribunadonorte

12/07/2025


 
 
 

Comentários


Banner para anuncio (1).png
WhatsApp Image 2025-04-09 at 11.22.58.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-09 at 11.22.16.jpeg
Posto assu_edited.png
39055a_2a0a2311e52c4787b7eb4a658c9bdf3d~mv2.avif
WhatsApp Image 2025-04-09 at 11.22.58.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-09 at 11.22.16.jpeg
Notícias
Âncora 1
BANNER_ASSU.png

Drink

bottom of page